segunda-feira, janeiro 24, 2011

TRATAMENTOS ESTÉTICOS COM ARGILA

Pessoal, como a procura sobre o assunto Argila é muito grande, refiz um post mais atual e completo. Acessem:
http://belezalternativa.blogspot.com.br/2013/05/argila-tudo-que-voce-precisa-saber.html



Novamente venho falar sobre os benefícios da Argila. Percebi o interesse enorme das pessoas sobre esse assunto. Coloco aqui um resumo sobre tudo que aprendi sobre a Geoterapia.

GEOTERAPIA: É uma técnica terapêutica da medicina natural, que se utiliza do barro ou argila aplicando sobre o corpo. É um material natural, terapêutico e que faz parte das mais antigas técnicas de curas populares.

HISTÓRIA DA ARGILA: Os antigos egípcios utilizavam a argila para tratamentos de inflamações, úlceras e deformações reumáticas. Através das lamas do Rio Nilo. Com o tempo foi descoberto as propriedades terapêuticas. Uma terapia muito antiga, a qual todas as civilizações que viviam em volta dos vulcões, lagos ou mares, intuitivamente utilizavam-se da argila para a cura.

PORQUE A TERRA CURA: Existem várias explicações, mas todas as argilas e terras são compostas por 3 componentes fundamentais: quarzo, feldspato e mica. As quantidades variam.
Rica em fontes Minerais: Ferro, Magnésio, Potássio, Silício, Alumínio e outros. Tendo várias atuações estéticas. É muito usada como agente purificador. De acordo com estudos o barro repõe minerias, estimula a atividade de certas enzimas.

COMPOSIÇÃO DA ARGILA:
ALUMÍNIO: Atua contra a falta de firmeza, cicatrizante, efeito clareador.
SILÍCIO(COLÁGENO): Tem papel fundamental na reconstituição dos tecidos cutâneos, tem ação purificante, adstringente, hidratante, reduz inflamações e atua na flacidez cutânea.
FERRO: Papel importante na respiração celular.
MAGNÉSIO: Hidratação e síntese das fibras do colágeno.
MANGANÊS: Cicatrizante, antialérgico, ação antiinfecciosa.
SÓDIO E POTÁSSIO: Ajudam a manter a hidratação.

PROPRIEDADES DA ARGILA: Analgésica, antiinflamatória, anti-reumática, bactericida, cicatrizante, circulatória, desintoxicante, drenante, descongestionante, esfoliante, hidratante, fungicida, tonificante, vitalizante, ternsora, regula produção sebácea, estimulante.

INDICAÇÕES DA ARGILA: FEG( celulite), flacidez, gordura localizada,estrias, drenagem, revitlização, hidratação, varizes, problemas circulatórios em geral, artrite, dores pelo corpo,acne, retenção de líquido,etc.

CONTRA-INDICAÇÃO DA ARGILA: Portadores de tuberculose pulmonar, tuberculose em articulações, arteriosclerose e enfermidades do coração.

CUIDADOS NA APLICAÇÃO DA ARGILA: Não manipular a argila em recipientes de ferro, metal ou plásticos. Utilizar vidros e porcelana.
Utilizar água mineral ou filtrada e não aplicar a argila em feridas abertas, hemorrágicas, nasal, vaginal, fissuras, micoses, frieiras, queimaduras ou bolhas.
Misturar umas gotas de água no pó de argila até fazer uma mistura homogênea, em seguida colocar as gotas de óleo essencial. Não reaproveitar a argila para outra pessoa.
Ao colocar no rosto, evitar passar muito próximo aos olhos e passar no pescoço também.

ÓLEOS ESSENCIAIS: É uma composição complexa de vitaminas, antibióticos, anti-sépticos, ácidos orgânicos, ésteres, éteres, etc. Existem os óleos que atuam diretamente na pele e de ação psicossomática.

ARGILA ASSOCIADA AOS ÓLEOS ESSENCIAIS: Ao adicionarmos os óleos  ao nosso plano de trabalho, no caso á argila, estaremos somando benefícios ao tratamento do corpo e da mente ao mesmo tempo.

PRINCIPAIS ARGILAS:
ARGILA BRANCA: Cicatrizante(alumínio presente), clareadora, indicada para tratar manchas, peles sensíveis.É a mais leve de todas. Usada em másaras faciais e xampus para cabelos secos.
ARGILA VERDE: Bactericida, analgésica,, cicatrizantes, indicada para peles acneicas e oleosas. Também utilizada para cabelos oleosos. Esfolia e promove a desintoxicação.
ARGILA VERMELHA: Hidrata e previne o envelhecimento da pele. Redutora de medidas e pesos. Ativa a circulação.
ARGILA AMARELA: Formação do colágeno da pele(rica em silício). Indicada para rejuvenescimento e tratamentos cosméticos. Hidratante, atua na flacidez cutânea.
ARGILA ROSA: Ideal para peles cansadas e sem viço. Devolve a luminosidade, hidrata a pele, aumenta a circulação. Argila suave, é indicada para peles sensíveis. Auxilia na queima e na drenagem  de celulite e gorduras localizadas. Efeito tensor, ajuda nos tratamentos de flacidez tissular.
ARGILA PRETA: Ou lama negra é considerada muito nobre. Raramente encontrada. Tem ação anti-inflamatória, anti-stress, tensor, revitalizador do couro cabeludo,etc.
ARGILA MARROM: Ativa a circulação, é uma argila rara devido sua pureza. Eficaz contra acne e tem efeito rejuvenescedor do tecido.

INDICAÇÕES DAS ARGILAS NA ESTÉTICA:
ESTRIAS(ROMPIMENTO DO COLÁGENO E ELASTINA):
Aplicar ácido glicólico e remove;
Faz esfoliação forte com argila verde(deixa agir por 10 minutos);
Aplicar máscara de argila amarela(20 minutos);
Finaliza com óleo de semente de uva.

TRATAMENTOS CAPILARES(QUEDA DE CABELO, CASPA E OLEOSIDADE):
2 colheres de argila vermelha ou verde;
6 gotas de óleo essencial de Alecrim e 6 gotas de ylang ylang;
Aplicar no couro cabeludo fazendo massagens(deixa por 10 minutos);
Pode deixar na touca térmica e cuidar para aplicar argila só na raíz e creme nas pontas do cabelo para não ressecar;
Lave normalmente;
Pode fazer até 3 dias da semana.

HIPERCROMIAS(EXCESSO DE MELANINA NA PELE, MANCHAS):
1 colher de argila branca;
2 gotas de óleo essencial de lavanda;
Faz a esfoliação, ativa e deixa agir na pele durante 20 minutos.

ACNE:
2 colheres de argila verde;
1 colher de água filtrada;
3 gotas de óleo essencial de copaíba e 3 gotas de óleo essencial de lavanda.(também pode ser usado o óleo de Alecrim);
Sempre deixando agir 20 minutos no rosto antes de retirar.

GORDURA LOCALIZADA E FEG(CELULITE):
6 colheres de argila rosa;
3 colheres de água;
5 gotas de óleo essencial de gengibre;
5 gotas de Alecrim;
Colocar no abdômem e fazer oclusão com rollopack deixando por 2 horas;
Também pode ser usado a manta térmica e deixar por 20 min ou manta de alumínio(40 min)

FLACIDEZ TISSULAR
Inicia com uma esfoliação com argila branca;
Fica 10 minutos e retira;
Finaliza com máscara de argila preta ou amarela com 3 gotas de óleo essencial de Patchouli(deixa mais 20 minutos)

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ARGILA VOCÊ ENCONTRA AQUI:
ARGILA
QUEIMANDO GORDURA LOCALIZADA COM ARGILA

 

89 comentários:

  1. muito bom!
    A minha argila é do Nilo um amigo trousse dela mas tambem morro de vontadede comprar uma argila da marca PREMIER vc já usou?

    ResponderExcluir
  2. ANÔNIMO:Nunca usei, mas provavelmente seja já preparada e pronta para uso. Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Adorei as suas dicas, estou salvando seu blog em favoritos no meu pc. Gostaria de saber oq é "Rollopack" ?! Desculpa mas sou leiga nesse assunto , mas queria fazer essa sua receita em casa para perda de gordura localizada. Quando vc fala para deixar por 2h apos fazer oclusão com rollopack q me perdi, rs. Posso deixar o produto e colocar cinta termica com o mesmo?! Brigadinha aguardo resposta! PArabénss pelo blog ÓTIMO!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo: Fico feliz que tenha gostado e espero que esteja sempre por aqui. Obrigada! Desculpa, mas o erro foi meu, o certo é dizer isofilme, aquele plástico. Pode colocar depois da argila. Deixar 2 horas se você não for usar nem a manta térmica ou de alumínio. Se for usar a manta térmica, fica por 20 minutos e a manta de alumínio por 40 minutos. Espero ter ajudado, qquer dúvida pode perguntar. Bjssss

    ResponderExcluir
  5. Ola adorei seu blog , sou nova no ramo da estetica mas pouco a pouco ja comeco a me facinar :). gostria de saber c para uma uma cura de celulite , eu tenho q fazer SOMENTE a aplicacao da argila ? e os outros produtos eu uso tb ? c por exemplo o creme q usa depois ou o proprio creme de centekha asiatica ? e eu uso ele ou somente mesmo a argila c vc escreveu ? Me desculpa a ignorancia :, mas as duvidas sao muitas kkkk
    Desde agora obrigada pela resposta
    bjao
    V.Huser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Obrigada por curtir meu blog. A celulite não tem cura, mas há tratamentos que podem ajudar a melhora do aspecto da pele, a celulite. Drenagens, massagens e exercícios auxiliam bastante. A argila também é um tratamento estético bem eficiente. Vc pode usar o Hiperêmico e fazer uma modelagem e depois colocar a argila. Bjs

      Excluir
  6. boa tarde.. posso colocar na argila sal lipolitico e enrolar com insulfilm e colocar cinta termica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Vc está falando do sais térmicos? Pode misturar e se quiser potencializar o tratamento, pode misturar com águas duras. E pode enrolar com isufilme ou faixae usar a faixa térmica. Bjsss

      Excluir
  7. OLÁ TDO BEM?
    SOU ALUNA DE ESTETICA E COSMETICA, E ME CHAMOU ATENÇÃO SUAS POSTAGENS;
    ADOREI SEUS PROTOCOLOS.
    PARABÉNS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico feliz que tenha gostado. Bjssss

      Excluir
    2. Olá!! obrigada pelas dicas. Tornei-me adepta da argila há pouco tempo, mas somente conhecia suas propriedades para uso no rosto. Como faço para encontrar a argila rosa e vermelha? moro em Porto Alegre, no RS. Grande abç!! Talita Teixeira

      Excluir
    3. Oi Talita, tudo bem? A argila de qualquer cor vc acha em casa que vende produtos de cosméticos, para esteticista. Aqui em Curitiba compro em farmácia de manipulação, Waldomiro Pereira. Também encontro em casas que vendem produtos naturais. Ou mesmo, onde vc costuma comprar, deve achar de todas as cores. Bjsss

      Excluir
  8. Ola,adorei as postagens.. tirou muitas duvidas minha. mas a pouco tempo estou aplicando argila branca sem adicionar oleos e deixo agir por 30 minutos, mas tenho reparado que aumentou as espinhas no meu rosto. porque sera? antes nao tinha e agora tenho muitas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! A argila branca tem a função principal de clareamento, o efeito tensor dela é pequeno. No rosto o melhor é deixar de 10 a 20 min, não mais que isso. Se quiser só o clareamento, 10 minutos. A argila ela retira toxinas da pele, talvez seja por isso que esteja aparecendo acnes. Está fazendo uma limpa. Mas para pele oleosa, a verde é mais indicada. Bjs

      Excluir
  9. Boa tarde, vi em um programa que a argila verde também é boa para celulite (no caso, la falava que era a mais indicada), isso é verdade ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! A argila verde é a mais indicada para destoxi-redução, elimina toxinas, drenando. Consequentemente diminui o inchaço, melhorando o aspecto da pele. Isso quer dizer, diminuindo as celulites. Verdade sim. Bjs

      Excluir
  10. Boa tarde!Estou fazendo uso da argila branca e percebi que o número de espinhas tem aumentado, demora qnto tempo pra começarem a sumir? Posso fazer uso da argila 3 vezes na semana? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A argila branca, sua finalidade maior é clareamento da pele. Mas é normal aparecer acnes(espinhas), pq a argila elimina toxinas da pele, absorvendo e trazendo tudo para fora. A argila verde é a mais indicada para pele oleosa. Se sua pele é bem oleosa pode, mas cuidado pq pode ressecar muito sua pele. Indico 2x por semana se tiver a pele oleosa. Se sua pele é seca 1 x por semana ou de 15 em 15 dias. Bjs

      Excluir
  11. Oi, gostaria de saber onde encontro argilas verde e vermelha(p mae). Sou de Sao Carlos, SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui em Curitiba encontramos em casa de cosméticos e farmácias de manipulação e produtos naturais. Aí deve achar também. Bjs

      Excluir
  12. Oi Adorei suas dicas, gostaria de saber qual a forma mais segura e higiênica de tirar a argila do rosto, esponjas ou algodão....me tira outra duvida a argila é toxica? Aguardo sua resposta...Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Que bom que gostou. Eu recomendo uma esponja vegetal, assim já está fazendo a esfoliação. Mas se não tiver, pode fazer uma esponjinha com gaze e algodão. Abra a gaze quadradinha e coloque o algodão também quadrado.
      A argila não é tóxica, por isso é importante onde comprar. Saber que a qualidade da argila seja boa. Bjs

      Excluir
  13. Oie ótimo blog. Estou fazendo uso da argila branca a poucos dias para clarear algumas manchas que tenho na pele. So que uso apenas ela com aguá mineral. É necessário mesmo utiliza-la com óleos essenciais?? Se sim, onde posso compra-los e quais??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Pode usar sim, só a argila, o óleo essencial potencializa os resultados. Cada qual com sua função. Mas só para clarear, dependendo das manchas, vc vê resultado só com a argila. Bjs

      Excluir
  14. Boa tarde, Patricia. Te parabenizo pelo Blog :D. Tenho uma duvida quanto a preparação da pele para receber a argila. Tenho de esfolia-lá primeiro? Aguardo reposta,bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Anita. Sempre é bom fazer a higienização e esfoliar a pele para receber qualquer tratamento. Mas se a pele for muito sensivel e retirando a argila já fará uma esfoliação. Faça uma retirada das células mortas com um esfoliante menos abrasivo. Bjssss

      Excluir
  15. Outra coisa querida, posso passar hidratante após a retirada da argila?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza pode e deve, usar um hidratante ou calmante para pele. Dependendo da argila, como a verde, é comum a pele ficar bem avermelhada. Bjsss

      Excluir
    2. Oi Patrícia, me tira uma dúvida a esse respeito...Li em outros blogs que ao retirar a argila só devemos passar um hidratante depois de 2 ou 3 horas...isso procede?
      Obrigada!

      Excluir
    3. Olá Rosangelanski! Após a argila no rosto por exemplo, vai ser retirada com água e tonifica. Logo em seguida usa o hidratante. Corporal da mesma maneira, não precisa esperar 2 ou 3 horas. Bjssss

      Excluir
  16. oie minha pele e cheia de acne grandes e com puis
    gostaria de saber se argila branca e verde com oleo de copaiba tira e quantas vezes por semana posso usa
    meu rosto tem muita acne grande e cheia de mancha
    me ajude
    se puder indica um produto que pode melhora isso
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O correto é vc procurar um dermatologista para avaliar o grau da sua acne e indicar o melhor tratamento. Como coadjuvante pode ser usado a argila verde para ajudar na limpeza da pele e branca para clarear. Bjs

      Excluir
  17. Oi, gostaria de saber qual a marca boa de argila.
    Parabéns pelo blog
    Denise

    ResponderExcluir
  18. Obrigada Denise!
    Fico feliz que goste do meu blog. Eu compro argila da farmácia Waldomiro Pereira. Mas posso indicar argilas tratadas das marcas Buona Vita, Agreste. Mas uma boa argila, não necessariamente precisa ser de marca. Só cuide para ser de um lugar confiável. Bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi Patricia, Parabéns pelo blog!!!
    Me tira uma duvida a argila pode ser despejada os resíduos nos ralos ou existe algum problema que posso vim a ter? Sendo ela natural pode jogar os resíduos também em plantas.
    Você conhece a marca de argila GEO?
    Bjos
    Amanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Amanda! O ideal é preparar a argila suficiente que vai usar, sem desperdício. Mas pode jogar na terra sem problemas. Não conheço essa marca de argila. Mas isso não quer dizer que não seja boa.
      Bjs

      Excluir
  20. Oi Patrícia!

    Não encontro os O.E na minha região (interior de S.P)
    Onde posso adquirir?

    Nos cabelos O.E de alecrim na argila...posso usar o alecrim em forma de chá?

    Também ouvi falar de misturar o azeite de oliva e punhado de alecrim (deixando 1 semana em vidro) para ser usado em celulite...Vc já ouviu sobre isso??
    Obrigada e Parabéns pelo Blog

    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana!
      Óleo essencial geralmente é encontrado em lugares onde é vendido material para esteticista. O chá não fará o mesmo efeito que óleo essencial. Mas se tem dificuldade em encontrar o Óleo, pode usar a argila sem ele. Também vai ter um bom resultado.
      Nunca ouvi falar sobre o azeite de Oliva. Bjssss

      Excluir
  21. Boa noite,descobri seu blog de tanto fuçar na net,e por acaso estou amando,gostaria de tirar uma duvida vc faz o tratamento com argila e manta termica,e finaliza com massagem?Sabe qto custa uma sessõ deste tipo?Sou esteticista e cheguei recetemente na cidade q estou hj enão tenho nenhuma noção de preço pode me ajudar?Obgda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que está gostando! A opinião de vcs leitores, sempre é importante para mim. Pode sim finalizar com massagem. O valor depende de muitos fatores. Cada região, até bairro, muda muito de valores. O tempo que vc vai gastar e o que vai utilizar no tratamento. Onde trabalho, uma sessão de argila com a manta térmica e finalizando com uma hidratação. Em torno de 50 minutos, fica 78,00 reais. Numa região nobre de Curitiba. Bjssss

      Excluir
  22. Bom dia!!! Muito bom seu Blog....
    Tenho uma dúvida: para tratamento de celulite, quero usar a argila verde, os oleos podem ser os mesmos da argila rosa? de alegrim e gengibre? ou vc me indicaria outros. bjs. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Que bom que gostou. A argila verde é a mais indicada para destoxi-redução. Drenando, elimina toxinas e melhora o aspecto da pele, a celulite. Desinchando. No processo de gordura localizada, usamos a vermelha, rosa ou cinza. Os óleos essenciais de Alecrim e Gengibre, pode usar sim na argila verde. Bjssss

      Excluir
  23. Muito bom seu site. Fiz curso de estetica mais não tive aula de argila. Eu adoroooooo. Suas dicas são ótimas. Vc tem mais protocolos corporais com argila.fatysilva@oi.com.br Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Fico feliz que tenha gostado, toda opinião é sempre importante para mim. No meu curso tive um módulo excelente sobre argila e a todo momento estávamos vendo em outras matérias. Argila é um elemento da terra poderoso. Obrigada, vou olhar seus protocolos. Sempre é bom aprender mais. Bjssss

      Excluir
    2. Tentei entrar nesse endereço e não ocnsegui. Pode me mandar de novo?

      Excluir
  24. Ola, adorei a sua página, vou frequentar sempre agora!! ;)
    Gostaria de saber se no tratamento contra a celulite, onde vc postou como GORDURA LOCALIZADA E FEG(CELULITE), posso trocar a argila rosa pela verde e aplicar nas coxas e bumbum utilizando a manta? No tratamento para estrias deve-se aplicar o ácido glicólico primeiramente e depois seguir com a argila? não entendi esta parte... posso trocar o acido glicolico pelo retinoico? por qto tempo deixar na pele?

    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Muito bom seu post, Patricia.

    Eu gosto muito de argila, viu? Uso no rosto e no cabelo.
    O bom é que são eficazes e baratas.
    Já usei a verde, branca, vermelha. Já a amarela, eu estou nas primeiras aplicações.

    Recentemente comprei uma chamada mistura milagrosa, essa é misturada com 6 cores sendo elas: preta, marrom, vermelha, amarela, verde e branca. Acho que essa mistura realmente fará milagres.

    ResponderExcluir
  26. Olá Patricia,tudo bom? olha apareceram em meu corpo umas estrias vermelhas... comecei fazer um tratamento em uma Estética chamado Striat + acido glicólico. só que elas escureceram, não gostei,parei com o acido e só estou fazendo o striat. minha duvida é adianta só o striat? me aconselharam a por argila branca ou bege quando for fazer a manta termica 3 vezes na semana junto com striat... me falaram tb de um tal de Cicatricure... o que vc acha? me ajuda estou louca com essas estrias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estrias é difícil de tratar, mas tem como diminuir melhorando o aspecto da pele. E pode ser com argila também.
      Aplicar ácido glicólico nas estrias e retirar. Fazer a esfoliação forte com argila verde, deixa agir antes por 10 minutos. E depois argila amarela por 20 minutos. Finalizar com óleo de semente de uva. As estrias vermelhas consegue reduzir uns 80 por cento, porque ainda tem sangue.
      Sim, o striat é eficiente sozinho também. técnica que associa os benefícios da corrente galvânica.
      Eu nunca usei o cicatricure, mas ouvi dizer que é bom. Vale a pena testar! Bjssss

      Excluir
  27. Boa noite,minha virilha e entre as cochas estão bem escuras sou morena jambo, e tenho medo de por acidos pois sempre que me queimo ou me corto fica bem escuro e demora a cicatrizar, o que ponho para clarear?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yara! As pessoas de pele mais morena sempre devem ter cuidado extra com ácidos ou outros produtos. Tem maior facilidade para que as manchas apareçam. E virilha e axila é comum escurecer, pelo fato do atrito após uma depilação, irrita a pele e vai escurecendo. Deve-se evitar remédios caseiros que podem prejudicar mais ainda a pele. O ideal é procurar um profissional, um dermatologista. Evitar depilações com gilete e hidratar bem a região. Uma boa opção é o clareamento com laser. Bjsss

      Excluir
  28. Deixa ver de entendi: aplicar argila verde deixar 10 min, esfoliar bem e depois por a argila amarela deixar 20 min e finalizar com óleo de uva?
    essa receita é sem o Ácido né?
    É que tenho trauma de Ácido. minhas estrias ficaram escuras com ele.
    A argila amarela e bege são as mesmas? é que comprei a bege e a branca me falaram que é bom!
    Quantas vezes por semana faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa receita começa com o ácido, antes da argila verde. Mas tente fazer sem o ácido. 10 minutos da argila verde, esfolia bem e coloca 20 min. da amarela. Finalizando com o óleo de semente de uva. E veja se vê algum resultado. Pode ser bege, a branca é boa para clarear. Pode fazer umas 2 x por semana. Bjs

      Excluir
  29. Olá, gostaria de parabenizá-la e aproveitar e se tiver protocolos gostaria de recebê-los tb. Parabéns! flaviasmlessa@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. Olá Patricia. Tenho bastante manchas devido a acne no rosto, faço ja tratamento com cremes indicado pelo dermatologista quem contém ácido. Gostaria de saber se posso ta usando a argila branca para ajudar mais no clareamento da pele .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Pode sim, a argila branca clareia bastante, logicamente que tem manchas que não tira. Mas vai te ajudar a hidratar sua pele, equilibrar a oleosidade, além de clarear. Bjssss

      Excluir
  31. Nossa adorei ... Passo argila no rosto e gostaria de passar na região do abdomem e glúteos para eliminar gordura e celelute.... faço com a rosa? A verde ajuda? É só espalhar e colocar insufilm ? Quanto tempo deixo ? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Laura! Que bom que gostou. Faça com a verde a destoxi-redução e depois utilize a vermelha, mais indicada no auxílio de redução de medidas. Qualquer uma das argilas vai hidratar, ativar a circulação e trabalhar o sistema linfático, drenando. Faça com ensino no post, espalha e use o isofilme ou faixa, deixa na manta de aluminio se possivel. Por 40 minutos. Bjsss

      Excluir
  32. ola, meus parabenss pelo blog, adorei as dicas. tenho muita duvida em saber se posso usar a argila natural pegada no rio e se sim, quanto tempo posso guarda-la e como devo usa-la e para qual finalidade?? mto obrigada por nos ajudar! Deus a abencoe muuuuito! bjoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada e fico sempre muito feliz com os elogios sobre meu blog, a intenção sempre é em ajudar. Eu indicaria vc comprar em farmácia de manipulação, mercado municipal ou casas que vendem produtos cosméticos. Que já estão mais limpas e preparadas para serem usadas na pele. Bjsss

      Excluir
  33. Oi Patricia desculpe te incomodar novamente estive lendo sobre o tratamento para estrias o que é ácido glicólico, onde consigo comprar nunca ouvir falar antes, sabe me dizer se esse tratamento tem eficacia em estrias brancas? E sobre o clareamento de axilas, o que é essa agua dura? tbm nunca ouvir falar, vou tentar esse metodo com argila, ja que com tratamentos caseiros, antitranspirantes clareadores e minancora nao deram certo vou ver se consigo algum resultado.
    Desde ja agradeço a atençao, amei seu blog, ta de parabens.
    Bjss!
    Daiany

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daiany! Não é incômodo algum. Obrigada, que bom que gostou do blog. O Ácido glicólico é extraído da cana-de-açúcar e penetra mais rápido e profundamente na pele. Como ele tem a função da renovação celular, estimula a produção de colágeno, fecha os poros e revitaliza a pele. É indicado no tratamento para suavizar estrias. Comprado em casas que vendem produtos cosmecêuticos, para profissionais na área de estética.
      As axilas escurecem por causa do atrito da pele com a roupa, uso de produtos químicos, fazer a depilação e não tomar o cuidado de não pegar sol pós depilação. Ou queimar a pele durante a depilação pode deixar a axila mais escura. Não usar desodorante com álcool após a depilação, também pode escurecer.
      1- higienize bem a axila e a virilha.
      2- Aplique água oxigenada com o pó descolorante e aplique nas áreas;
      3- Deixe por 5 a 10 minutos e retire com gaze;
      4- Depois aplique a argila por 10 minutos. Branca ou verde.
      IMPORTANTE FAZER UM TESTE NA PELE, PARA VERIFICAR SE TEM ALERGIA, ALGUMA REÇÃO.
      Não precisa usar águas duras, coloque água tratada mesmo.

      Excluir
  34. Ola Patricia, obrigada por tirar minhas duvidas, eu fiz o teste com a agua oxigenada e o po descolorante mas me deu alergia, e parece que piorou minha axila, estive lendo na internet que argila verde com cha de camomila ajuda a clarear as axilas, ja ouviu falar sobre isso? O certo é passar argila antes ou depois da depilaçao?
    Grata!
    Daiany

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daiany! Já ouvi sim, principalmente a argila branca tem uma ação clareadora. Eu indico passar a argila antes, pq depois a pele pode ficar sensível, irritada com a argila por cima da depiação. Bjs

      Excluir
  35. Olá Patrícia, parabéns pela iniciativa!
    Mas gostaria de expor algumas informações pertinentes a utilização adequada das argilas!
    É muito importante se informar p/ utilizar da melhor forma possível as propriedades curativas e estéticas das argilas.
    Falo isso pois trabalhei bastante tempo na terramater, empresa produtora de argilas com certificação orgânica, e hoje realizo cursos, oficinas, treinamentos além de aplicações!
    Vc já ouviu falar no livro, O Poder da Argila Medicinal da profª Graciela Medeiros da Silva de Mendonça da UNISUL em SC?
    Somos parceiras nos cursos q realizamos. A Graciela tem mais de 17 anos de pesquisa com argilas e o livro é o resultado desses estudos.
    Observei que vc recomenda a utilização da argila com outros ativos, e não posso deixar de expor meus conhecimentos sobre esse assunto.
    A argila apresenta uma piezoeletricidade específica, o que consiste basicamente em uma corrente elétrica gerada por minerais, no caso da argila o quartzo. Quando vc homogeniza as argilas, o atrito entre as partículas de quartzo causado pela agitação, gera essa corrente elétrica, e em função dessa corrente que a argila gera, ela troca com a pele, pois na pele existe a bioeletricidade, que na verdade é a energia estática da célula que se manifesta entre e nos tecidos.
    Quando vc mistura, principalmente, produtos oleosos ou viscosos, vc evita esse atrito entre as partículas de quartzo, que são inferiores a 0,04 milímetros no caso de argilas de qualidade.
    Sugiro a vc q busque o livro e use como base, pois todos os resultados obtidos são apenas com a utilização das argilas e água não tratada!
    Sobre a último post, é importante a utilização da argila após depilação, além de acalmar a pele ela vai dar a hidratação necessária p/ que a pele fique saudável. pois a hidratação que as argilas proporcional não é uma hidratação externa e sim interna, ela atrai por hidrofilia, as moléculas de água que estão mais profundas à superfície da pele.
    Me desculpe se pareci muito intrometida, mas é de fundamental importância que a forma adequada de manipulação das argilas seja conhecida, p/ que cada vez mais os resultados sejam satisfatórios, além da manipulação apenas com água, é importante solarizar a mesma, pois mantem as propriedades radioativas da argila, e é essa instabilidade dos íons que vai promover o efeito desejado, a troca com a pele e tecidos!
    Mais uma vez, me perdoe se fui invasiva, mas me sinto na obrigação de informar, já que acredito muito no potencial das argilas além de participar de estudos e pesquisas com a mesma!
    Grata e mais uma vez parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa! Obrigada pelo interesse. Quando me formei no Martinus em esteticista, tive um módulo só de argilas e tove aula com 2 professoras muito bem conceituadas aqui em Curitiba. E as 2 nos ensinaram usar a argila com óleos essenciais. Mas mesmo assim, vou olhar o livro que me indicou. Obrigada!

      Excluir
  36. Patricia...amei tudo isso,trabalho com estetica corporal ja a nove anos e tinha muita vontade de conhecer o tratamento com argila ..me encantei e ja vou comecar a usa-lo nas minhas clientes .... mas tenho uma pergunta pra te fazer, ...a argila branca ajuda muito no combate as acnes , se e que entendi direito , mas nao tenho acne( ja tive quando mais nova ) mas ficaram uns cravinhos (pontinhos)pretos no meu nariz ,que eu odeiooo ..gostaria de saber se a argila remove esses pontinhos pretos...obrigada e parabenss bjss (josi)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Josy! A argila mais indicada para pele oleosa é a verde. A branca também trata e é ótima para clarear. E os pontinhos pretos, são os comedões(cravos) não é? A argila vc pode usar como máscara finalizadora depois de uma boa limpeza de pele. Pode diminuir bastante os comedões. Obrigada, bjssss

      Excluir
  37. Olá Patricia.. gostaria de saber se posso misturar varias cores de argila em uma mesma mascara, ou se isso pode ser prejudicial, causando incompatibilidade de nutrientes. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não que seja prejudicial, mas não há necessidade. Se for fazer um tratamento para pele madura por exemplo. Use a branca por 10 minutos, retire e depois a amarela por 20 minutos. Bjsss

      Excluir
  38. Estou usando a argila branca, como máscara facial, acrescento meia colher de óleo de semente de uva... Estou adorando o resultado.. Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos conte Andressa qual o resultado que viu com essa máscara? Bjssss

      Excluir
  39. Me Chamo Carol, e gostaria que você me informasse qual a melhor argila para tratar as varizes e como devo usa-lá? Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A argila pode aliviar dores, ativar a circulação, antiinflamatória e anti-reumática. Vai drenar, eliminando toxinas e diminuindo inchaços. Indico a vermelha ou rosa. Nesse link eu ensino como preparar e usar a argila: http://belezalternativa.blogspot.com.br/2013/05/argila-tudo-que-voce-precisa-saber.html

      Use umas 3 x por semana. Bjsss

      Excluir
  40. Oi Patricia!

    Meu nome é Leide, sou portadora de artrite reumatoide e gostaria de saber se posso usar argila para diminuir as dores que sinto, e como devo usar. Eu já uso argila verde no rosto pq tenho muita acne e minha pele é muito oleosa, lendo seu blog fiquei curiosa sobre a possibilidade de também usar argila para tratamento da artrite. Meu e-mail leide_carval@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leide! Tudo bem?
      Obrigada por ler meu blog e a confiança. Com certeza vc pode usar a argila que diminuirá muito suas dores. Além de drenar, vai diminuir inchaços. Ela elimina toxinas. Pode usar da mesma maneira que usa no rosto. Como ensino no meu blog. Fazendo uma mistura homogênea com água filtrada ou mineral. Espero que ajude. Qualquer dúvida é só me perguntar. Respondido por e-mail também. Bjsss

      Excluir
  41. meu nome é juliana tenho estrias brancas qual melhor tratamento e quanto tempo vejo resultado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando as estrias já estão brancas, o resultado é bem menor. Para ver o resultado depende muito de pessoa para pessoa. Faça umas 3x por semana.
      ESTRIAS(ROMPIMENTO DO COLÁGENO E ELASTINA):
      Aplicar ácido glicólico e remove;
      Faz esfoliação forte com argila verde(deixa agir por 10 minutos);
      Aplicar máscara de argila amarela(20 minutos);
      Finaliza com óleo de semente de uva.
      OBS; Estrias vermelhas, reduz 70 ou 80 %, porque ainda tem sangue.

      Excluir
  42. Olá, boa tarde!
    Gostaria de saber se a argila verde reduz a gordura localizada e com quanto tempo pode dar resultado?!
    Obrigada desde já,
    ps.: seu blog é ótimo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Laiz! A argila verde é uma forte aliada no combate a gordura localizada, flacidez e celulites. Num conjunto pode ter um rápido resultado. Dependendo de seus hábitos. Mas o ideal é fazer umas 3 x por semana. Mas não tenho como lhe dizer qual o tempo real para ver resultados. Bjssss

      Excluir
  43. Olá Querida Patricia, primeiro quero parabenizar pelo seu blog que ajudá muito com as dúvidas . Gostaria saber qual cor argila usar na verídica que pouco escura e a argila preta seria a melhor para pele poros aberto? Obrigada amorteça que Deus a conserve! Bj. Lucy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Estamiry, fico muito feliz por poder ajudar. Geralmente quem tem pele oleosa sofre mais com poros dilatados (abertos). Indico fazer limpeza de pele 1 x por mês e usar argila branca ou verde 1x por semana para controlar a oleosidade. Mais dúvidas pode me perguntar, bjs

      Excluir
  44. Estou navegando on-line mais de quatro horas nos dias de hoje, mas eu nunca encontrei nenhum cláusula interessante como
    o seu. É belo castigo suficiente para mim. Pessoalmente, se todos
    os proprietários de web e blogueiros fizeram admirável teor que você fez, a
    web será muito mais útil do que jamais.

    Here is my blog acabar com manchas de acne - www.squidoo.com,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico lisonjeada! Sempre procuro passar tudo que sei da melhor maneira possível.

      Excluir
  45. boa noite. gostaria que me ajudasse a resolver um problema. tenho feito aplicações de argila. após ter aplicado durante 5 dias seguidos comecei com uma coceira grande e apareceram-me umas bolhas. não sei se heide continuar a aplicar ou se sera melhor parar. alguém me pode ajudar. obrigada

    ResponderExcluir
  46. desculpe, esqueci de referir que a aplicação de argila foi numa perna com varizes. obrigada mais uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A argila é excelente para dores nas pernas, varizes, problemas circulatórios no geral. Mas não indicaria aplicar todos os dias. Pode ser em dias alternados. Como ela elimina toxinas e tem um forte efeito tensor, dependendo da cor. Pode ressecar muito a pele, ocasionando feridas ou alergias. E em cima de bolhas não é indicado aplicá-la. Indicaria você parar até descobrir o que está ocasionando essa alergia. Espero ter ajudado. Bjsss

      Excluir
  47. Bom dia, estou gestante posso fazer uso da argila branca no rosto.Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Pode sim Lidia, a argila, principalmente a branca ajua a clarear o rosto e manter a elasticidade da pele. Só evite usar com essência ou óleos essesnciais. Bjsss

      Excluir